Cinco Desafios da Inspeção de Carnes e Aves

Cinco dos Maiores Desafios de Inspeção de Carnes e Aves

Superação com Detecção de Metais

Processadores de alimentos de carne e aves enfrentam pressões em suas linhas de produção. Manter uma área de produção higiênica, cumprir regulamentações e padrões rigorosos e maximizar o tempo de operação são apenas alguns dos principais desafios da indústria.

A METTLER TOLEDO trabalha com clientes de todas as partes do mundo para desenvolver programas robustos de inspeção para maximizar a produtividade e garantir que eles fabriquem produtos de maior qualidade para atender aos requisitos de clientes e varejistas.

Conversamos com Mike Bradley, Diretor de Vendas do Setor de Detecção de Metais da METTLER TOLEDO. Neste artigo, Bradley aborda os cinco principais desafios de inspeção enfrentados pelos fabricantes de carnes e aves e como, usando a última tecnologia de Detecção de Metais, eles podem superar esses desafios e fornecer benefícios adicionais para aprimorar suas linhas de produção.


No 1 Redução de Desperdício

Como a maioria das empresas de produção de alimentos, os fabricantes de produtos com carnes e aves sofrem uma pressão constante para maximizar a produtividade. Uma forma de fazer isso é reduzir ou, ainda melhor, eliminar as falsas rejeições e o desperdício desnecessário de produtos em suas linhas de produção.

Historicamente, os Detectores de Metais fazem o possível para alcançar os níveis mais elevados de sensibilidade sem disparos de falsos alarmes. Especialmente nas linhas de produção, onde o sinal dos produtos pode variar devido à mudança no teor de umidade de cada produto inspecionado.

Bradley explica: “Um dos nossos desenvolvimentos mais recentes é o Detector de Metais Profile Advantage, que reduz consideravelmente a ocorrência de rejeições falsas através da sua tecnologia patenteada de Multifrequência Simultânea e Supressão de Sinais de Produto. Essa tecnologia inovadora reduz drasticamente a intensidade do sinal gerado pelo produto, o que significa que o Detector de Metais consegue detectar contaminantes de metais com formatos até 50% menores e, principalmente, praticamente eliminar as falsas rejeições.”


No 2 Maximização da Eficiência do Processo

Em um mundo onde tempo de operação e produtividade são fundamentais, os fabricantes de alimentos buscam fornecedores de equipamentos que ofereçam inovação capaz de solucionar os dois problemas. Pensando nisso, o equipamento de Inspeção de Produtos precisa permanecer operacional da forma mais eficaz possível em termos de capacidade de detecção, minimizando paradas da produção.

Bradley explica: “O nosso Detector de Metais Profile Advantage não foi projetado apenas para detectar uma maior quantidade de pedaços menores de metal, ele também foi designado para oferecer suporte aos clientes para maximizar o tempo de operação da linha de produção e melhorar a Eficácia Geral dos equipamentos (OEE). Veja como:

  • Tecnologia Intuitive Clustering significa que uma única configuração de produtos pode ser utilizada para vários produtos, reduzindo o tempo de configuração durante as trocas de produtos.
  • Monitoramento de condições acompanha continuamente o desempenho do Detector de Metais fornecendo avisos antecipados sobre possíveis problemas para que eles possam ser solucionados durante os períodos de parada planejada, antes que seja necessário interromper a produção.
  • Relatório integrado de OEE documenta a disponibilidade, confiança e qualidade do Detector de Metais como parte do desempenho geral da linha de produção.

“Garantir que os processos de fabricação sejam robustos, eficientes e simplificados agrega valor ao negócio e permite que os fabricantes conquistem uma vantagem em relação à concorrência. Os Detectores de Metais Profile Advantage fornecem um elemento integrante vital para estabelecer processos aprimorados e maior eficiência na fabricação”, acrescenta Bradley.


No 3 Conformidade com Padrões de Segurança do Operador e dos Alimentos

Em um setor competitivo e regulamentado por normas, regulamentações e legislação rigorosas, o risco para as indústrias é alto. A Bradley explica: “Os dispositivos de inspeção estão no centro de qualquer processo de produção bem projetado, e os fabricantes precisam ter total confiança de que estão cumprindo todos os requisitos de conformidade.”

A globalização das redes de comércio de alimentos criou a necessidade de estabelecer Normas Internacionais de Segurança de Alimentos como a Global Red Meat Standard (GRMS). Códigos de Conduta do Varejo, legislação local e associações comerciais como o North American Meat Institute (NAMI) aumentam ainda mais a complexidade.

Bradley continua: “Com complexidades regionais adicionadas aos padrões de segurança de alimentos, é importante que o equipamento apropriado para inspeção de alimentos seja instalado em todos os pontos de controle críticos. Não apenas para assegurar que todos os padrões sejam atendidos, mas para reduzir ainda mais o desperdício de produtos.”

Um programa de Inspeção de Produtos robusto poderia incluir equipamentos em cada um desses estágios de produção:

  • Inspeção na entrada permite a detecção de contaminantes no início do processo antes que seja agregado valor, protegendo os equipamentos no restante da linha de produção – ideal para detectar agulhas em produtos de carne ou ganchos de pesca em frutos do mar, por exemplo.
  • Inspeção durante o processo minimiza o desperdício de produtos e permite um possível retrabalho do produto antes que mais valor seja agregado, reduzindo os custos e o desperdício de produtos.
  • Inspeção no fim da linha oferece a tranquilidade de saber que não há risco de contaminação por corpo estranho, garantindo que apenas produtos em perfeitas condições saiam da unidade de produção.

Além de assegurar que todos os produtos estejam em conformidade com os padrões de segurança de alimentos, também é igualmente importante garantir a segurança do operador. Para proteger os operadores durante práticas de produção e manutenção seguras, é preciso estar atento a cada detalhe do projeto do sistema de Detecção de Metais. Isso inclui proteções com bordas arredondadas antiestilhaço, válvulas de segurança e roletes com proteção de entrada e saída que eliminam o risco de prender os dedos.

A Bradley conclui: “Nossos sistemas são projetados para estar em conformidade com os padrões de segurança e saúde reconhecidos e aceitos internacionalmente para funcionários que executam tarefas elétricas e mecânicas e produzem avaliações completas de riscos para todos os sistemas que fornecemos.”


No 4 Manutenção de uma Linha de Produção Higiênica

Os fabricantes de carnes e aves precisam atender a padrões rigorosos de higiene para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos. O risco de contaminação biológica em instalações onde são processadas proteínas animais pode ser reduzido utilizando-se equipamentos desenvolvidos para procedimentos de higiene rigorosos.

Todos os sistemas de Detecção de Metais METTLER TOLEDO foram projetados e construídos para operar em ambientes rigorosos, com os próprios Detectores de Metais vedados em IP69K e outros. No entanto, Bradley acrescenta, “O Detector de Metais é apenas parte da história. O sistema de manuseio de produtos também é extremamente importante, e nós projetamos soluções personalizadas para os clientes. Muitas vezes, os projetos incluem construção com estrutura de ferro com ângulo aberto, pés higiênicos específicos, esteiras transportadoras ultra-higiênicas com bordas vedadas, juntas soldadas e elevadores de esteiras, permitindo que a limpeza seja executada com rapidez e, principalmente, com eficácia. 


No 5 Proteção da sua Marca

A contaminação de alimentos pode ter consequências desastrosas para fabricantes. Não apenas porque coloca os consumidores em risco, mas também devido ao impacto que pode ter na sua marca e reputação. Os fabricantes confiam em equipamento de Inspeção de Produtos de alto desempenho para assegurar que seus produtos estejam livres de contaminação e proporcionem segurança e alta qualidade aos consumidores. Com o Profile Advantage da METTLER TOLEDO detectando contaminantes de metal até 50% menores com formatos irregulares do que os Detectores de Metais convencionais, ele é sem dúvida a melhor opção para empresas de processamento de alimentos nas indústrias de carnes e aves.
 


Product Inspection Spare Part Kits
Product Inspection User Training
Product Inspection Service Partner
Metal Detection Guide
Reduce Metal Detector Testing
Metal Detector Applications
Thank you for visiting www.mt.com. We have tried to optimize your experience while on the site, but we noticed that you are using an older version of a web browser. We would like to let you know that some features on the site may not be available or may not work as nicely as they would on a newer browser version. If you would like to take full advantage of the site, please update your web browser to help improve your experience while browsing www.mt.com.