Guia de Medição do Índice de Refração – Download Gratuito | METTLER TOLEDO
 
Menu
Conhecimento

Guia de Medição do Índice de Refração

Conhecimento

Como melhorar a medição do índice de refração com refratômetros digitais?

Guia de Medição do Índice de Refração – Como Alcançar os Melhores Resultados na Medição do Índice de Refração no Dia a Dia
Guia de Medição do Índice de Refração – Como Alcançar os Melhores Resultados na Medição do Índice de Refração no Dia a Dia

Faça o download de uma cópia gratuita do guia de medição do índice de refração para aprender como evitar erros ao medir o índice de refração, BRIX, HFCS ou concentração de líquidos e como obter os melhores resultados, especialmente com refratômetros digitais.

Este guia explica quais precauções devem ser tomadas para evitar erros ao medir o índice de refração, BRIX, HFCS ou a concentração de líquidos. Seguindo essas recomendações, você obterá os melhores resultados na medição do índice de refração. Os seguintes tópicos são abordados:

  • Teste e Ajustes: Qual é o melhor, testes regulares ou ajustes regulares? Com que frequência o refratômetro deve ser testado ou ajustado, com qual substância? Qual tolerância deve ser aplicada?
  • Amostras: Quais tipos de amostra podem ser medidos com um refratômetro digital? Quais são as amostras difíceis e como medi-las? Qual pode ser o efeito na medição?
  • Amostragem: Quais tipos de seringa devem ser usados? Como evitar bolhas de ar? Quanta amostra deve ser aplicada?
  • Limpeza: Como a célula deve ser limpa, dependendo da amostra? Quais solventes devem ser usados?
  • Verificação e documentação do resultado: Como detectar erros para amostras cruciais/problemáticas? Como converter o resultado em outras unidades ou concentrações? Como verificar automaticamente se o resultado está dentro da especificação do produto (controle de qualidade)?
Faça o download do Guia de Medição do Índice de Refração e obtenha dicas e sugestões para evitar erros ao medir o índice de refração de líquidos.

1. Teste e Ajustes

A opinião difundida de que o ajuste frequente do instrumento garante resultados precisos não é verdadeira. Qualquer operação de ajuste provoca mudanças nas configurações internas dos instrumentos.
A opinião comumente de que o ajuste frequente do instrumento garante resultados precisos, não é verdadeira.

Em vez de um ajuste frequente, é melhor verificar regularmente a precisão de medição do sistema por meio da medição de uma amostra de densidade conhecida com precisão (por exemplo, água destilada ou um padrão), que é chamado de ensaio, calibração ou verificação. Então, o índice de refração é comparado ao valor nominal da amostra, que é conhecido.

 

Obtenha mais informações no Guia de Medição do Índice de Refração

 

Teste com padrões em um clique – Vídeo

Veja como executar um teste com um padrão para verificar se o seu medidor de densidade ou refratômetro está funcionando corretamente.

Teste (Calibração)

[…]

Ajuste

[…]

2. Amostras

Amostras pastosas

Amostras pastosas, como por exemplo, extrato de tomate, apresentam o risco de formação de bolhas de ar entre o prisma e a amostra. Pressione a amostra contra o prisma para certificar-se de que estejam completamente em contato.
Os Refratômetros METTLER TOLEDO RM podem estar equipados com um acessório de prensagem. Quando a tampa estiver sendo fechada, a amostra é automaticamente pressionada contra o prisma.

Obtenha mais informações no Guia de Medição do Índice de Refração

Amostras viscosas pegajosas

[…]

Amostras agressivas

[…]

Amostras voláteis

[…]

Amostras/suspensões não homogêneas

[…]

3. Amostragem

Com uma seringa

Use seringas de plástico com ponta luer, de preferência seringas de três componentes (com borracha de vedação), pois permitem um controle de velocidade de agitação muito melhor do que as seringas simples de dois componentes.

Obtenha mais informações no Guia de Medição do Índice de Refração

Evite bolhas de ar

[…]

Adicione amostra suficiente

[…]

Enchimento automático

[…]

4. Limpeza

Procedimento para uso manual do refratômetro

Remover a amostra anterior

Para remover a amostra (e os solventes) da célula do refratômetro, recomenda-se o uso de uma seringa. Essa "seringa de resíduos" pode ser usada várias vezes (dica: marque essa seringa, por exemplo, com uma fita preta). A utilização da seringa economiza muitos panos e tecidos de limpeza e reduz os resíduos.

Enxaguar

Limpe com um solvente ideal algumas vezes. O solvente deve ser capaz de dissolver a amostra rapidamente.

  • Adicione o solvente
  • Agite-o com a "seringa de resíduos"
  • Remova tudo com a "seringa de resíduos"
  • Um segundo solvente que permita uma secagem rápida (por exemplo, acetona) normalmente oferece risco de contaminação.

Seco

Limpe e seque o prisma/célula com um tecido macio. Espere 10 segundos antes de adicionar a próxima amostra

Obtenha mais informações no Guia de Medição do Índice de Refração

Limpeza com dispositivos de automação

[…]

5. Verificação e documentação do resultado

Conversão automática do resultado

Frequentemente o resultado deve ser convertido usando uma tabela. Consultar ou interpolar uma tabela é demorado e gera possibilidades de erros. A conversão automática usando tabelas integradas (por exemplo, álcool, Brix, compensação de temperatura de acordo com API) previne erros de leitura ou de cálculos e economiza tempo. Um refratômetro digital de última geração permite o uso de tabelas de conversão integradas para mostrar os resultados diretamente na unidade desejada. Os Refratômetros RM da METTLER TOLEDO possuem as seguintes tabelas de concentração/unidades de resultados integradas:

  • nD, Zeiss (14,45), Zeiss (15,00)
  • Brix, HFCS 42/55, Açúcar invertido, Oechsle
  • Até 30 tabelas de concentração definidas por usuários (podem ser inseridas como tabelas ou fórmulas).

Obtenha mais informações no Guia de Medição do Índice de Refração

Detecção de erro

[…]

Limites do resultado

[…]

Documentação apropriada

[…]

Thank you for visiting www.mt.com. We have tried to optimize your experience while on the site, but we noticed that you are using an older version of a web browser. We would like to let you know that some features on the site may not be available or may not work as nicely as they would on a newer browser version. If you would like to take full advantage of the site, please update your web browser to help improve your experience while browsing www.mt.com.