Titulação Karl Fischer para determinação da água (umidade)
Conhecimento
Guia

Titulação Karl Fischer para Determinação de Água

Conhecimento
Guia

Titulação Karl Fischer – Um método exato e preciso para determinação do teor de água

Um guia detalhado oferece recomendações específicas sobre a análise de titulação Karl Fischer (KF) como parte do programa da METTLER TOLEDO Good Titration Practice™ (GTP) (Boas Práticas de Titulação).

A titulação KF é um método preciso para a determinação da água a níveis de algumas ppm a uma quase saturação. Como a otimização de técnicas para diferentes tipos de amostra pode impor desafios, apresentamos informações básicas e recomendações abrangentes sobre:

  • Química e controle na titulação Karl Fischer
  • Preparação prática de amostras e funcionamento do instrumento
  • Maneiras de otimizar a exatidão e precisão da determinação da água
  • Seleção do método ideal para a determinação da água da sua amostra específica
  • Resolução de problemas de resultados inesperados

Determinação de Água com Titulação Karl Fischer

 

Princípio:

A titulação Karl Fischer é utilizada para muitas substâncias como um método de referência e é uma análise química baseada na oxidação do dióxido de enxofre pelo iodo em uma solução de metanol. Em princípio, ocorre a seguinte reação química:

H2O + I2 + SO2 + CH3OH + 3RN -> [RNH]SO4CH3 + 2[RNH]I

A titulação pode ser efetuada por volumetria ou coulometria.


No método volumétrico, é adicionada uma solução Karl Fischer que contém iodo até surgir o primeiro vestígio de iodo em excesso. A quantidade de iodo convertida é determinada a partir do volume da bureta da solução de Karl Fischer que contém iodo.


No procedimento coulométrico, o iodo que participa na reação é gerado diretamente na célula de titulação pela oxidação eletroquímica do iodeto até que seja detectado novamente um vestígio de iodo não reagido. A lei de Faraday pode ser usada para calcular a quantidade de iodo gerada a partir da quantidade de eletricidade necessária.

Aplicação:

A titulação Karl Fischer é um método de determinação de umidade específico para a água, sendo também adequado para amostras com um alto teor de água (titulação) e também para aquelas com teor de água na medida ppm (coulometria). Originalmente foi desenvolvida para líquidos não aquosos, mas também é adequada para sólidos se estes forem solúveis ou se a água que eles contêm pode ser removida aquecendo-se em um fluxo de gás ou por extração.

Vantagens:

Método de referência preciso, a coulometria também é adequada para análise de vestígios e detecção de água.

Restrição:

O método de trabalho deve ser adaptado à amostra específica.

Thank you for visiting www.mt.com. We have tried to optimize your experience while on the site, but we noticed that you are using an older version of a web browser. We would like to let you know that some features on the site may not be available or may not work as nicely as they would on a newer browser version. If you would like to take full advantage of the site, please update your web browser to help improve your experience while browsing www.mt.com.